Eleições 2020
Daniel Vilela contou que pai teve momento de menor sedação e recebeu notícia na noite de domingo. Médico avalia testar se paciente, que está em tratamento contra a Covid-19, já consegue respirar espontaneamente.
Filho de Maguito Vilela (MDB), Daniel Vilela contou que o pai deixou “escorrer algumas lágrimas” ao saber que fora eleito prefeito de Goiânia, na noite de domingo (29). Segundo ele, após reduzirem o nível de sedação do político, que está há mais de um mês internado em tratamento contra a Covid-19, o informaram da vitória nas urnas. No entanto, de acordo com Daniel, por causa do tipo de sedativo, o pai já não deve se lembrar de ter recebido a notícia.
“Ontem foi um dia especial não só pela eleição, mas de notícias muito boas sobre a recuperação dele. Foi reduzida bastante a sedação. Ele chegou a ficar bem acordado, à noite foi até comunicado a ele que ele havia ganhado a eleição, e ele acabou [deixando] escorrer algumas lágrimas, chegando a ficar emocionado”, disse.
Maguito segue internado, nesta segunda-feira (30), no Hospital Albert Einsten, em São Paulo (SP). Ele foi hospitalizado em Goiânia há quase 40 dias, após ser diagnosticado com Covid-19. Com a piora no quadro, foi transferido para a capital paulista para continuar o tratamento, onde está desde 27 de outubro.
Médico avalia testar se Maguito Vilela consegue respirar sem ajuda de aparelho
O pneumologista Marcelo Rabahi, que acompanha o quadro de saúde do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), afirmou nesta segunda-feira (30) que o paciente pode passar por um teste para analisar se já consegue respirar sem ajuda de aparelhos. Diagnosticado com Covid-19, o político está há mais de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einsten, em São Paulo (SP).
Maguito estava sedado desde o 1º turno das eleições, mas, segundo o filho dele e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, a sedação foi reduzida no domingo (29), quando Maguito derramou lágrimas ao ser informado que foi eleito. Por causa do tipo de sedativo, Daniel ponderou que é possível que o pai já não se lembre de ter recebido a notícia.
Rabahi acompanha o quadro de saúde do prefeito eleito desde o início da internação. Segundo ele, Maguito tem apresentado melhora progressiva nos últimos dias.
“Os exames de ontem foram muito bons. Estamos decidindo se faremos o teste de 12 horas sem a ECMO [aparelho ligado ao corpo que imita as funções do pulmão] hoje ou amanhã. Há uma semana ele precisa da máquina só para retirada do gás carbônico, ou seja, há dias que ele já consegue inalar o oxigênio sem ajuda”, detalhou.
O médico explicou que a inflamação nos pulmões de Maguito é o que o mantém internado. Ele completou que “há indícios de que o paciente está se recuperando” dessa condição.
Fonte: G1 GO
very good article