O Prefeito Iris Rezende recebeu homenagem durante inauguração da restauração do Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), por ser ex-aluno da instituição e pela contribuição ao desenvolvimento de Goiânia e Goiás. Ele ingressou como aluno da instituição, em 1950,
Durante sua fala, Iris lembrou sobre a importância da trajetória na unidade em sua formação política e líder estudantil. “Tudo começou aqui nessa casa, nessa escola. Aqui vinham jovens do interior e, por isso, eu convivi com pessoas de todo o Estado. A Escola Técnica foi tudo na minha vida política”, disse o prefeito emocionado.
Também foram homenageados os três personagens que inspiraram o monumento das Três Raças, escultura localizada no centro da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira, de 1968, em homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena – que deu origem ao povo goiano – e Hélio Naves, responsável por requerer o então menor de idade Iris Rezende na escola, em 1950.
O reitor Jerônimo Rodrigues da Silva entregou uma cópia do dossiê do aluno Iris Rezende e elogiou o político que agora faz 62 anos de vida pública. Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, citou a trajetória vencedora de Iris na política. “O senhor está vivendo o momento que me emocionou profundamente, estive no evento em sua homenagem na Saneago, pensei: é isso que vale a pena estar na vida pública. O senhor é exemplo para o mundo, pela forma que começou na vida pública e como está concluindo ela”, elogiou.
O monumento, símbolo do Batismo Cultural de Goiânia, o pórtico é um bem público, considerado patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade. As obras foram financiadas com recursos de edital do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, mantido pelo Governo do Estado. O projeto é da Elysium Sociedade Cultural, responsável pela execução da obra.
Por Redação do Click News