Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Inventor da Internet faz alerta para distanciamento digital entre jovens

Lusa

Enquanto milhões de jovens não têm acesso à Internet, sobretudo na África e sudoeste asiático, muitos dos afortunados com ligação são confrontados com abusos, desinformação e outros conteúdos perigosos, o que ameaça a sua participação, denunciam.

“As consequências desta exclusão afetam a todos. Quantas mentes jovens e brilhantes caíram no lado errado da exclusão digital? Quantas vozes de possíveis líderes estão a ser silenciadas por uma internet tóxica? Cada jovem que não consegue ligar-se representa uma oportunidade perdida para novas ideias e inovações que podem contribuir para a humanidade”, lê-se na carta.

Entre os nove projetos destacados por Tim Berners-Lee e Rosemary Leith estão um criado por Peter Okwoko, no Uganda, que usa a Internet para reunir conhecimentos necessários para transformar resíduos de plástico em equipamento de proteção pessoal necessário com urgência para tratar infectados com covid-19.

Hera Hussain, do Reino Unido, construiu a rede online CHAYN, à qual aderiram 380.000 mulheres, pessoas não binárias e outros indivíduos vulneráveis no Paquistão, Índia e onde estão disponíveis recursos para combater o abuso e a violência.

Nos Estados Unidos, Avi Schiffmann, de 17 anos, criou um site que mostra de forma simples e independente dados sobre a pandemia covid-19 que até cientistas usam para desenvolver modelos matemáticos.

A Web Foundation urge os dirigentes políticos a promover o acesso universal com Internet rápida, cujo custo foi estimado pela Aliança para Internet a Preços Acessíveis em 428 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos.

Cita também estimativas de que um aumento de 10% no número de pessoas com Internet pode fazer aumentar 2% o Produto Interno Bruto (PIB) de uma economia, e que alcançar a banda larga universal no mundo em desenvolvimento até 2030 resultaria em cerca de 8,7 biliões de dólares (7,3 biliões de euros) em benefícios económicos diretos.

 

 

Por Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário