Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CidadesDestaqueGeral

Inaugurados Parque e Monumento aos Romeiros ao lado da barraca da OVG na GO-060

Divulgação

Foram inaugurados nesta sexta-feira (24/06), em Trindade, o primeiro parque público e o primeiro monumento construídos na gestão do prefeito Marden Júnior – o Parque Municipal dos Romeiros e o Monumento aos Romeiros, no quilômetro 10,5 da GO-060, o caminho da fé na Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada hoje.

Foram investidos cerca de R$ 3 milhões em parceria público-privada (PPP) do município com empresas para a construção do Parque dos Romeiros onde foi inaugurado também o Monumento aos Romeiros, com cinco esculturas em tamanho natural feitas pelo artista grego radicado em Goiás, Ângelo Ktenas. O espaço também está abrigando a barraca da OVG que atende os romeiros. Prefeito Marden Júnior e governador Ronaldo Caiado confirmaram que o parque vai ser o local também para a instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros, considerado modelo em Goiás

Eles foram inaugurados ao lado do espaço cedido para a instalação do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) a partir deste ano. O governador Ronaldo Caiado e a Primeira-Dama e presidente de Honra da OVG, Gracinha Caiado, participaram da inauguração, na presença de vários secretários estaduais, deputados e vereadores, autoridades municipais e religiosos.

Também foi o início do atendimento aos romeiros prestado pelas equipes da OVG com o iniciar das celebrações.

O parque havia sido projetado quando Marden Júnior ainda era secretário de Planejamento Urbano e Habitação, na administração do ex-prefeito Jânio Darrot, também presente no evento. O local tem estacionamento, bancos, área gramada e calçada acessível.

O espaço foi abençoado pelo reitor do Santuário Basílica, padre João Paulo, que falou sobre a importância do acolhimento aos fiéis para garantir que eles cheguem bem nas celebrações.

Segundo Marden Júnior, foram investidos cerca de R$ 3 milhões em parceria público-privada (PPP) que envolveu o município e empresas como a Cinq Desenvolvimento Imobiliário, responsável por um loteamento privado adjacente ao Parque dos Romeiros.

 “Agora, independente da época da Romaria, haverá esse espaço para acolher os romeiros durante o ano”, citou o prefeito. Marden aproveitou para anunciar que está confirmada a construção na área do parque de uma Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros. A previsão é que o posto avançado seja implantado em setembro, na segunda etapa do parque.

A implantação da unidade foi corroborada pelo governador no mesmo evento. “Ela vai servir de modelo”, disse Ronaldo Caiado, sob aplausos de vários membros das forças de segurança que fizeram caminhada ou apenas prestigiaram a inauguração nesta sexta-feira, tais como Bombeiros, Exército, Polícia Civil, Cavalaria da Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, entre outras.

Palavras de agradecimento mútuo foram trocadas entre prefeito, governador e Primeira-Dama pela parceria que fortalecerá o atendimento da OVG no espaço do Parque dos Romeiros, por onde passam milhares de pessoas a pé, rumo às celebrações em Trindade.

Como já é tradição, a barraca vai oferecer leite com canela, pão com manteiga, chá, café, suco, água, acesso a banheiros químicos e bancos para um descanso. Os serviços serão prestados 24 horas até o dia 3 de julho. Neste primeiro dia, a música ambiente ficou por conta de apresentação da Banda Luar, formada por pessoas com deficiência atendidas pela Vila São Cottolengo.

“Esta é terceira maior romaria do Brasil, então vamos dar todo apoio às pessoas que passarem pela barraca da OVG, junto com os atendimentos da área da segurança e os da Prefeitura de Trindade”, observou o governador.

Monumento aos Romeiros

Na parte do monumento, foram instaladas as peças que formam uma família caminhando à frente de um carro de boi. As obras de arte, em tamanho natural, foram as últimas criadas pelo artista plástico grego Ângelo Ktenas, que faleceu em 2019. Radicado havia muitos anos em Goiás, ele era presença constante pela Rodovia dos Romeiros, a pé até Trindade, contam Zilma Eterna Ktenas, viúva, e a filha, Daphne Ktenas.

A obra contém um casal adulto e um casal de crianças, feitos em bronze, ao lado de um cachorro, confeccionado em resina, tendo atrás um carreiro adulto, também em bronze, dois bois atrelados ao carro, feitos em fibra de vidro. “Essa obra, a última, foi o divisor de águas na história dele, que sempre sonhou em homenagear a Romaria do Divino Pai Eterno”, disse Zilma Ktenas.

 

 

Agência Municipal de Comunicação de Trindade

Deixe um comentário