Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueSaúde

Hospital do Rim cria “prontuário afetivo” para pacientes internados com COVID-19

Foto: Hospital do Rim/Divulgação

O Hospital do Rim em Goiânia criou um “Prontuário afetivo” para colar na porta de quartos de pessoas com Covid-19. Com a ajuda de familiares, eles identificam o paciente pelo nome que ele gosta de ser chamado e descrevem seus gostos e história. Assim, a equipe passa a tratá-lo de forma personalizada e com ainda mais afeto. Até objetos de parentes são usados.

A diretora-executiva do hospital, Lilian Costa, contou que a unidade sempre usou o prontuário, mas ampliou esse procedimento desde o início da pandemia. Ela informou ainda que a equipe pede objetos que façam com que o paciente se lembre de casa, como cremes e sabonetes e que equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos colocam uma música ambiente da preferência do paciente no momento da extubação e volta à consciência.

“A gente tem um retorno muito positivo. As famílias mandam vídeos para os pacientes. Filhos e netos, gravam e mandam. A psicóloga leva e passa para o paciente. É um conforto”, disse a diretora.

A psicóloga Amanda Rodrigues Mendes de Oliveira, responsável por colher as informações para o prontuário, disse que um atendimento mais humanizado pode reduzir até mesmo o tempo de internação do paciente. Além disso, o trabalho ajuda a minimizar a ansiedade dos familiares.

Essa foi a sensação do estudante Nicholas Vanzin Cunha, de 24 anos, que ficou com o pai, Rogério Soares da Cunha, de 48 anos, internado na UTI do hospital por 13 dias para tratamento da Covid-19, em agosto de 2020. Ele acompanhou a evolução do parente por meio da internet: “O acolhimento foi muito bom e importante para recuperação do meu pai”.

Empresário Rogério Soares da Cunha, 48 anos, vence a Covid após 11 dias na UTI em hospital de Goiânia — Foto: Arquivo pessoal/Nicholas Vanvin

 

 

Por Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário