Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Legislativo

Hospitais e maternidades deverão ter sala adequada para realização de parto humanizado

Proposta do deputado Eduardo Botelho (PSB) prevê que a sala de parto natural ou humanizado será utilizada pela mulher que assim desejar, devendo ser acompanhada de um médico obstetra

A sala de parto natural ou humanizado será utilizada pela mulher que assim desejar, devendo ser acompanhada de um médico obstetra e demais especialistas para o nascimento adequado e seguro da criança.O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), é autor de um Projeto de Lei (n° 248/2016) que obriga os hospitais e maternidades, públicos e privados, a terem sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.
“Um ambiente acolhedor, com certeza, é o melhor ambiente para a mulher ficar mais à vontade durante o trabalho de parto. E, com esse ambiente, a melhor atitude que as pessoas devem ter nesse momento é respeitar o desejo da mulher”, afirmou o parlamentar.
Para Botelho, o movimento de humanização do parto, que cresce em várias partes do mundo, tem uma visão diferente do que é pensada por muitos. “A mulher é protagonista do próprio parto e deve participar ativamente das decisões, em parceria com os profissionais que lhe dão assistência”, defende o deputado.
Conforme a propositura, no parto humanizado, a mulher é incentivada a se informar e a fazer suas próprias escolhas. Seus desejos são acolhidos e respeitados. Nenhum procedimento é rotineiro: as intervenções são feitas de forma criteriosa e apenas quando realmente necessário.
“Seguindo essa linha, apresentamos esse projeto para que se tenha pelo menos uma sala adequada para o parto natural ou humanizado, que contenha iluminação ambiente, caixas de som, banheira descartável, cama adequada para parto e outros métodos não farmacológicos para alívio da dor”, falou Botelho.
Ele também enfatizou que um dos objetivos do projeto é dar tranquilidade às mulheres que desejam gerar seus filhos de forma natural, em um ambiente hospitalar, propiciando comodidade e segurança para qualquer tipo de intercorrência que possa existir.
Por Flávia Borges – ALMT
Imagens Marcos Lopes – ALMT

Deixe um comentário