Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Homem recebe coração de porco em transplante pela primeira vez

(Foto: Divulgação)

Três dias após a cirurgia, que o homem teve uma boa aceitação e passa bem

 

Em um procedimento médico inédito, divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland (Estados Unidos) na segunda-feira (10), uma equipe de cirurgiões conseguiu transplantar com êxito o coração de um porco geneticamente modificado para o peito de um homem com doença cardíaca grave. O procedimento representa uma esperança para milhares de pacientes à espera de um transplante.

O americano David Bennett, de 57 anos, sofria de uma doença cardíaca terminal, e o transplante do coração do animal era “a única opção disponível atualmente”, de acordo com a Escola de Medicina. David não poderia realizar um transplante de coração convencional ou uma bomba de coração artificial por conta de seus registros médicos. “Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse o americano antes da cirurgia.

Os médicos responsáveis pela cirurgia precisarão monitorar David por semanas para averiguar se o procedimento inédito é realmente capaz de salvar vidas. “Simplesmente não há corações humanos de doadores suficientes disponíveis para atender a longa lista de potenciais receptores… estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia inédita no mundo fornecerá uma nova opção importante para os pacientes no futuro”, disse o cirurgião Dr. Bartley P. Griffith.

O coração transplantado para Bennett veio de um porco com dez modificações genéticas feitas pela empresa de medicina regenerativa Revivicor, de Blacksburg, nos EUA. Entre os quatro genes suprimidos ou inativados, está um que codifica uma molécula causadora de uma resposta agressiva do sistema imunológico humano.

 

Deixe um comentário