Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueSaúde

HEMNSL recebe certificado de Menção Honrosa em participação do Desafio Resíduos de Serviços de Saúde

Foto: Divulgação

­Unidade do estado de Goiás fortalece compromisso com a saúde e o meio ambiente

 

O gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é de extrema importância para a preservação da saúde ambiental. Com a demanda crescente pela assistência à saúde, é imprescindível que as unidades hospitalares estejam atentas aos impactos de suas atividades e tomem as devidas providências para reduzir os impactos ambientais negativos.

Com o compromisso de cuidar da saúde e do meio ambiente, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) participou do Desafio Resíduos de Serviços de Saúde e recebeu certificado de menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente com o trabalho “Gerenciamento de Resíduo Químico Proveniente do Equipamento Automatizado ABX Micros 60 do Laboratório de Análises Clínicas (LAC); Segregação e Tratamento Adequado”, de autoria da biomédica, Armênia Borges Prado, responsável técnica pelo gerenciamento de resíduos do HEMNSL.

O trabalho da unidade foi selecionado na Categoria B – Experiência prática e/ou profissional da Sessão de Pôsteres do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2021. “Representar a Maternidade no Seminário do Projeto Hospitais Saudáveis foi uma experiência muito significativa e enriquecedora, pois me proporcionou vários conhecimentos inovadores voltados para a melhoria do fluxo dos resíduos, a fim de minimizar os impactos ambientais dentro da Instituição”, afirmou a biomédica Armênia Prado.

“A adesão ao projeto e a participação no desafio foi fundamental para nossa unidade. Além de colaborar com a Rede Global dos Hospitais Verdes e Saudáveis com o gerenciamento correto dos resíduos de serviços de saúde, esse reconhecimento com o certificado de menção honrosa, veio nos mostrar que estamos no caminho certo. Todos nós estamos orgulhosos com essa conquista”, destacou a diretora operacional da maternidade, Ana Maria Caribé.

Sobre o evento

O Desafio Resíduos de Serviços de Saúde é uma iniciativa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que mobiliza e incentiva o setor saúde brasileiro a aprimorar suas práticas de gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), reduzindo a geração de resíduos, ampliando a reciclagem e diminuindo a proporção de resíduos perigosos que necessitam tratamento especial, por meio do aprimoramento seguro e racional das práticas de segregação.

O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), que acontece desde 2008, é um evento do Projeto Hospitais Saudáveis, resultado de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com a organização internacional Saúde Sem Dano; e surgiu da necessidade em abordar diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente nos estabelecimentos de saúde.

 

 

Marilane Correntino

Deixe um comentário