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HEMNSL alerta sobre a importância do sono de qualidade na gestação

Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes - Foto: Divulgação

Todos nós sabemos da importância de uma boa noite de sono, não é mesmo? É através do sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, repondo as energias para uma nova jornada. Durante a gravidez então, dormir bem é primordial.

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), aproveitando a proximidade da data em que se comemora o Dia Mundial do Sono – 19 de março -, faz um alerta às gestantes sobre a importância de um sono de qualidade. Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, cerca de 65,9% das mulheres apresenta baixa qualidade do sono na gestação. Alguns dos fatores que colaboram para esse alto índice são a ansiedade, enjoo, aumento de peso, alterações hormonais, dentre outros.

Dr. Wellington M. Souza -Ginecologista e obstetra

De acordo com o ginecologista e obstetra do HEMNSL, Wellington Martins de Souza, durante a gravidez inúmeras mudanças ocorrem no corpo da mulher, em um período relativamente muito curto. “Algumas gestantes experimentam, principalmente nos três primeiros meses, um sono intenso, associado a um cansaço inexplicável, mesmo em mulheres muito ativas. Gerar uma nova vida demanda um gasto energético grande”, avalia o médico.

A gestante L.C.P., de 21 anos, está na 12ª semana de gravidez e tem tido dificuldades para dormir. “Estou muito ansiosa, cansada e preocupada com o momento difícil que estamos vivendo (coronavírus). Por mais que meu corpo peça para dormir, não estou conseguindo relaxar”, disse a mulher, que já é mãe de duas meninas, uma de um e outra de quatro anos. A mesma situação foi enfrentada por A.M., de 20 anos, que está na 38ª semana de gravidez. “Nos primeiros meses da gestação, eu sentia muito enjoo de dia e à noite tinha insônia. Só fui conseguir dormir, agora, no final”, contou a gestante.

O ginecologista afirma que para uma gestação tranquila, o sono é fundamental. “ Um sono adequado e de boa qualidade fortalece o organismo da gestante, melhora a imunidade e contribui para o desenvolvimento do bebê”.

Durma bem

Confira as dicas do médico para conseguir melhorar o sono na gravidez:
Se alimentar bem, de forma saudável. Evitar frituras e preferir refeições leves;
– Praticar alguma atividade física leve, como a caminhada;
– Tirar pequenos cochilos sempre que possível;
– Evitar aparelhos eletrônicos próximo da hora de dormir;
– Controlar a ansiedade.

 

Por Marilane Correntino

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