Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueInternacional

Guerra é uma catástrofe econômica, diz o presidente do Banco Mundial

(crédito: AFP / Brendan Smialowski)

Conflito no leste europeu é um choque econômico considerado catastrófico por David Malpass

 

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse à BBC Internacional que a guerra na Ucrânia é uma “catástrofe mundial” e que cortará o crescimento econômico global. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (4/3).

Segundo a avaliação dele, a guerra chega em um momento ruim para o mundo, devido ao contexto recente do choque da pandemia de covid-19. Malpass explicou que o impacto econômico para além da guerra contamina os preços dos alimentos e da energia para outros países. “Atinge os mais pobres e gera inflação”, diz. “Nações pobres sofrerão”, afirma.

Pouco menos de um mês antes da investida russa, o Banco Central Independente da Ucrânia previu que a economia do país cresceria 3,4% este ano. A instituição prepara um pacote de ajuda de US$ 350 milhões para a Ucrânia, que deve ser aprovado nos próximos dias. “Isso ajudará a financiar o orçamento da Ucrânia”, disse Malpass. A verba será usada para receitas fiscais em colapso por causa da guerra, salários do governo, assistência social e suprimentos de emergência.

Com o atual cenário de refugiados e um país que se desfaz, o cenário de crescimento se reverteu. Alexander Rodnyansky, consultor econômico do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, avalia que o impacto da guerra se tornou catastrófico para a economia do país “para a região em geral”, disse. “Vimos a destruição de estradas, pontes e infraestrutura. É difícil colocar um número nisso agora, mas já podemos ver que desistimos de porcentagens e crescimento do PIB apenas por causa do que já aconteceu”, afirmou.

 

 

Por  Correio Braziliense

Deixe um comentário