Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueEconomia

Governo anuncia corte de 25% do IPI para estimular economia

A medida é uma tentativa de impulsionar a indústria REPRODUÇÃO/VOLKSWAGEN

Segundo cálculo do Ministério da Economia, a mudança deve provocar um impacto fiscal de R$ 19,6 bilhões

 

O governo federal publicou nesta sexta-feira (25) decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O corte chega a 25%, em diferentes faixas, conforme os produtos. A medida é uma tentativa de conter a inflação e impulsionar a indústria.

Para alguns veículos, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%, mas ficam excluídos da redução produtos que contenham tabaco.

Segundo cálculo do Ministério da Economia, a mudança deve ter um impacto fiscal de cerca de R$ 19,6 bilhões. O IPI é um imposto regulatório, e a redução de sua alíquota depende apenas de um decreto presidencial.

O governo chegou a consultar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a viabilidade da medida em ano eleitoral, já que ela implica perda de arrecadação sem previsão de compensação.

Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que anunciaria nesta tarde uma “boa notícia” para ajudar na industrialização do país, mas não deu detalhes sobre o assunto.

O ministro Paulo Guedes já havia defendido a tese de que o governo poderia abrir mão desse dinheiro em um momento de arrecadação tributária recorde, que tem ajudado o país a melhorar seus indicadores fiscais.

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira que a dívida pública como parcela do produto interno bruto caiu de 80,3%, em dezembro, para 79,6%, em janeiro, com um aumento nas receitas tributárias levando a um superávit primário recorde.

 

 

Do R7

Deixe um comentário