Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGoverno de Goiás

Goiás cria comitê para evitar aglomerações em cidades turísticas

Durante a reunião, Caiado ressaltou que a situação requer, além de um reforço nas medidas de conscientização da população, a adoção de punições mais rígidas. Foto: Hegon Corrêa

Criação de um comitê permanente para atuar no enfrentamento à Covid-19 nos municípios turísticos goianos nos próximos feriados prolongados objetiva dar mais segurança aos turistas.

 

Goiás criou um comitê que objetiva evitar aglomerações em cidades turísticas do estado. A decisão aconteceu em  uma reunião intermediada pelo governador Ronaldo Caiado, em acordo com prefeitos e representante do Ministério Público. A definição aconteceu durante videoconferência realizada no início da tarde de quarta-feira (09). Participaram da reunião virtual representantes de 16 municípios turísticos.

A criação de um comitê permanente para atuar no enfrentamento à Covid-19 nos municípios turísticos goianos nos próximos feriados prolongados objetiva dar mais segurança aos turistas. Caiado ouviu dos gestores municipais propostas para que uma ação conjunta de enfrentamento à pandemia seja estabelecida para garantir o respeito aos protocolos de segurança, principalmente nos fins de semana e datas comemorativas.

Durante a reunião, Caiado ressaltou que a situação requer, além de um reforço nas medidas de conscientização da população, a adoção de punições mais rígidas.

Também, a secretária de Saúde municipal, Fátima Mrué, que representou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, na videoconferência anunciou que a prefeitura aplicará regras mais rígidas, já que foi constatado que 50% dos estabelecimentos fiscalizados estavam descumprindo os protocolos.

Aruanã negligência protocolos sanitários

O grande número de turistas que desembarcou em Aruanã no último feriado surpreendeu representantes políticos do Estado. De acordo com o prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, a conscientização da população foi apresentada como um ponto essencial para os prefeitos pediram o apoio do Governo do Estado para coibir as atitudes de negligência da população.

Carvalho disse que ficou surpreso ao saber da quantidade de pessoas que estavam na cidade. “Na sexta-feira à noite, me deparei com notícia do povo de São Paulo descendo para o litoral paulista, Rio de Janeiro. Mas nunca pensei que isso poderia acontecer aqui. Eu fiquei estarrecido quando, às 2 horas da manhã, Aruanã estava entupida de gente”, disse.

Os prefeitos entendem que apesar da importância do turismo para a economia, ficou provado que muitos visitantes não respeitaram os protocolos sanitários, conforme reafirma prefeita da cidade de Goiás, Selma de Oliveira Bastos. “Eu acompanhei de perto, muitos turistas sem máscaras andando na cidade”, disse.

Em Rio Quente, o prefeito João Pena sugeriu que assim como foi proposto pelo município vizinho de Caldas Novas, nos próximos feriados prolongados apenas os turistas com reservas prévias sejam permitidos, respeitando o limite de pessoas previsto em cada localidade.

Deixe um comentário