Goiânia ocupa 1º lugar no ranking das capitais brasileiras com menor índice de perdas de água, revela estudo

Instituto Trata Brasil aponta que Goiás é o estado que menos perde água na distribuição em todo o País. Na capital, índice é de 18%. “Não é apenas economia e responsabilidade ambiental, mas também regularidade do abastecimento no período de estiagem”, destaca prefeito Rogério Cruz
A Saneago, empresa concessionária de serviços de saneamento básico em Goiás, destaca que o combate às perdas é ponto estratégico no planejamento da Companhia. Ela destaca que as perdas na distribuição correspondem ao volume de água disponibilizado, mas não contabilizado como volume utilizado pelos consumidores.
“As perdas são provocadas, entre outros motivos, por vazamentos, pressões altas nas redes, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas, irregularidades na medição de água, submedição dos hidrômetros e ausência de programas de monitoramento de perdas”, informa a estatal.
De acordo com o Novo Marco do Saneamento, os estados e o Distrito Federal devem alcançar a marca de 25% de perdas até 2033. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 40%, Goiás atingiu apenas 27%.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) Prefeitura de Goiânia