(Foto: Lindomar Gomes)
O senador goiano foi responsável por ajudar a destravar projetos que permitiram a implantação do 5G no Brasil e agora se prontifica para colaborar com a chegada da tecnologia em Goiânia.
Desde o início do seu mandato no Senado Federal, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) vem trabalhando pela implantação do 5G no Brasil. No ano passado, a nova rede chegou a todas capitais brasileiras, porém a falta de legislação em relação à instalação das antenas necessárias para o funcionamento da tecnologia tem emperrado o 5G em Goiânia. Preocupado com a situação, o senador goiano cobrou uma resolução para o impasse e se colocou à disposição do município para auxiliar nessa etapa do processo.
Vanderlan lembrou que os investimentos são privados, mas que, sem segurança jurídica nenhuma empresa vai investir na capital, provocando mais atrasos em uma tecnologia que vai revolucionar a forma como as pessoas lidam com a internet atualmente. “Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia no Senado Federal, CCT, nós destravamos mais de 500 projetos e, em poucos meses, abrimos caminho para a implantação do 5G no Brasil. Mas Goiânia travou simplesmente por não ter uma regulamentação para instalação das antenas. É que, sem legislação, as empresas não têm segurança jurídica, o que dificulta os investimentos privados na capital. Com isso Goiânia está ficando para trás, quando se fala em internet 5G”, avaliou o senador.
O senador goiano lembrou que ajudou a aprovar o 5G no Senado e se colocou à disposição da Prefeitura de Goiânia para ajudar a resolver a questão. “O mais difícil já foi feito. Já temos uma legislação federal para a implantação do 5G. Agora, precisamos dar novos passos para que as antenas possam ser instaladas e o serviço comece a funcionar de fato. Não é justo que a cidade seja prejudicada e não avance em algo tão importante, como a internet 5G”, disse Vanderlan.
De acordo com dados do Ministério da Economia em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o uso do 5G pode movimentar R$ 590 bilhões por ano. Para empresas, multinacionais e startups, a nova geração de internet móvel pode gerar impacto de R$ 101 bilhões até 2031. O Fórum Econômico Mundial projeta, ainda, que o 5G fomente a geração de 22,8 milhões de empregos no mundo até 2035.
Conheça os benefícios do 5G
Diferente do que muitos pensam, a tecnologia 5G não é apenas a evolução do 4G, que existe hoje. Na verdade, ele é uma revolução no mundo da internet. Sendo assim, mesmo os locais onde o 4G ainda não foi totalmente implantado, o 5G pode ser instalado sem nenhum prejuízo para a tecnologia, pois não existe interdependência entre elas. A revolução da internet 5G pode ser implantada mesmo onde a 4G ainda não chegou por completo.
A nova rede possibilita, entre outras coisas, a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT), que vai mudar a forma como as pessoas se relacionam com a internet. Essa tecnologia permite, ainda, fazer a interconexão entre diversos aparelhos, inclusive os de casa e do trabalho.
Mas, a diferença mais notada do 5G para o 4G é, de fato, a velocidade na transferência de informações. Com a nova tecnologia os downloads serão muito mais rápidos. Um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para fazer o download de um arquivo de 1 Gigabyte, por exemplo. Com o 5G, esse tempo vai reduzir para 1 a 2 milissegundos para baixar até 20 Gigabytes.
Outro diferencial do 5G é a quantidade de dispositivos que podem se conectar na rede. No 4G é possível alcançar a cobertura de 10 mil aparelhos a cada quilômetro, enquanto no 5G a cobertura de rede pode ser de até 1 milhão de aparelhos a cada quilômetro. Considerando que o Brasil tem dimensão continental, o 5G vai possibilitar que a internet rápida chegue em locais onde hoje seria impossível, como nas rodovias, longe das cidades, nas áreas rurais e em indústrias.
Texto: Patrícia Pinheiro (Ascom do Senador)