Cada família tem seus próprios hábitos alimentares. Se os pais ou responsáveis tem hábitos pouco “saudáveis”, as crianças, com certeza absoluta, irão pelo mesmo caminho. Quem vai ao supermercado e quem faz a comida de casa não são as crianças. Crianças em geral seguem os exemplos alimentares que cotidianamente lhes são apresentados.
Por isso, se você deseja que seu filho obeso ou com sobrepeso perca peso, faça antes estas 5 perguntas para você mesmo e reflita bem sobre suas respostas:
1. A família, inclusive irmãos, estão, de verdade, dispostos a mudar hábitos de vida e alimentação junto com a criança que está com sobrepeso ou obesidade? Sabiam que quem faz dieta é a família?
2. Vocês estão dispostos a almoçar e/ou jantar juntos todos os dias?
3. Vocês têm o hábito de praticar exercícios físicos?
4. Vocês conseguem fazer um lanche saudável, fresquinho e gostoso todos os dias para seu filho levar para a escola? Seu filho está ciente de que vai levar lancheira e não deve “devorar” o lanche alheio?
5. Vocês estão dispostos a comprar uma briga para limitar o uso de computador, videogame e TV no máximo 2 horas por dia?
Não é fácil mudar o próprio estilo de vida. Precisa ter muito foco e força de vontade. Mudar o estilo de vida de “outros” – no caso, das crianças que precisam perder peso — é muito mais complexo. A determinação deve ser de todos da família. Juntos.
Henrique