Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Cidades

Ex-prefeito Nion Albernaz morre aos 87 anos, em Goiânia

Segundo familiares, idoso sofreu uma parada cardíaca em casa e não resistiu.

O ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz, de 87 anos, morreu nesta quarta-feira (6), segundo informações de familiares. Ele morreu em decorrência de uma parada cardíaca às 15h, em casa na capital.

Nion já havia sido internado em julho deste ano, em decorrência de quedas na pressão, já que tinha problemas cardíacos. Na última ocasião, ele estava na fazenda que possui em Morrinhos, no sul de Goiás, foi socorrido por helicóptero do Grupo de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (Graer) ao Hospital Neurológico da capital.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), decretou luto oficial pela morte do ex-prefeito, cancelou as agendas desta quarta-feira no interior do estado.

Foto: Reprodução(Goiás24Horas)
Foto: Reprodução(Goiás24Horas)

Nion Albernaz (Nascido na cidade de Goiás no dia 15 de abril de 1930 e morto em  Goiânia em 6 de setembro de 2017) foi um economista, engenheiro civil e político brasileiro; foi prefeito de Goiânia por três vezes.

Filho de Nicanor Garcez Albernaz e Ondina de Bastos Albernaz. Formado em Economia pela Universidade Federal de Goiás (1954) e em Engenharia Civil (1959) pela Universidade Católica de Goiás.

Eleito vereador em Goiânia (PSD) em 1956, foi nomeado diretor-geral da UFGO (1963-1966) e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Fazenda de Goiânia na administração Iris Rezende (1966-1968),respondeu também pela presidência da Companhia de Habitação de Goiás no governo Otávio Lage. Decretado o bipartidarismo ingressou no MDB e retornou à Secretaria de Fazenda (1979) na breve passagem de Daniel Antônio pela prefeitura de Goiânia.

Com a eleição de Iris Rezende ao governo do estado em 1982 foi nomeado prefeitode Goiânia (1983-1986) .

Eleito deputado federal, foi o mais votado do estado de Goiás pelo PMDB em 1986, venceu as eleições para prefeito de Goiânia em 1988 e retornou ao cargo também por voto direto em 1996 quando estava filiado ao PSDB.

Da Redação (com G1/GO e Wikipédia conteúdo)

Deixe um comentário