A Secretaria de Estado da Economia de Goiás, divulgou nesta quarta-feira (22), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento de veículos automotores. Em Goiás o imposto pode ser pago em três parcelas ou à vista, sendo que na última deve ser quitada também a taxa de Licenciamento Anual e o Seguro DPVAT.
O boleto deve ser emitido pela internet nos sites da Secretaria da Economia ou do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Para calcular o valor do imposto, os contribuintes devem consultar a marca e modelo do seu veículo na tabela Fipe, disponibilizada no site da Economia, na aba IPVA e em “Calendário de vencimentos”. A Gerência do IPVA da secretaria explica que, para chegar ao valor venal do carro (do bem), basta multiplicar (esse valor) pela alíquota da categoria correspondente ao modelo do veículo.
Alíquotas:
- 1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga
- 3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos)
- 3,45%: veículos utilitários
- 3,75%: veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados
Descontos:
- Veículos com mais de 15 anos de uso
- Pessoas com deficiência
- Ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar
- Veículo novo no ano da sua aquisição, comprado em concessionária goiana
Além disso, a Secretaria da Economia explica que participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, considerando o valor de compras feiras com o CPF na nota.
Confira calendário abaixo:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/i/m/YVmm7lRPaRCnBn1j9xyA/ipva-go.jpg)
Calendário do IPVA 2022 em Goiás — Foto: Divulgação/Diário Oficial
Da Redação do Click News
Mariana