Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePolítica

Eduardo Suplicy debate Renda Básica de Cidadania em Goiânia

A convite do vereador Mauro Rubem (PT) e da deputada estadual Adriana Accorsi (PT), o ex-senador e atual vereador por São Paulo Eduardo Suplicy (PT) participou de audiência pública nesta sexta-feira, 10, na Assembleia Legislativa, para discutir os conceitos e as experiências com a Renda Básica de Cidadania. Suplicy, economista pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, defende o projeto há 30 anos e acompanhou casos de sucesso em todo o mundo.

Suplicy explicou que a Renda Básica de Cidadania é um programa social de transferência de renda incondicional, suficiente para o sustento de uma vida livre e digna. Com a Renda Básica, segundo ele, elimina-se a burocracia de atestar o quanto se ganha e a dependência de um benefício. “Não importa o quanto a pessoa obterá com seu trabalho remunerado, o lucro será dela, independente de receber a Renda Básica. Isso estimula o progresso. Trata-se de garantir dignidade e liberdade ao ser humano, que poderá escolher melhor sua atividade, não precisando aceitar qualquer coisa para garantir seu sustento”, afirma.

Como exemplos bem-sucedidos da aplicação da Renda Básica de Cidadania, Suplicy apontou o Alasca, nos Estados Unidos, além de Macau, e até mesmo de cidades brasileiras, como Maricá, no Rio de Janeiro. Em todos os casos, o programa é aprovado pela população e o benefício aumentou com o passar dos anos. Para Suplicy, o Brasil deu um passo rumo à Renda Básica quando o ex-presidente Lula criou o Bolsa Família. A expectativa, de acordo com ele, é que o projeto seja aplicado em sua totalidade num futuro governo petista.

Com o aumento do número de brasileiros em situação de miséria, o vereador Mauro Rubem acredita que a medida seja o que Goiânia e o Brasil precisam. “Ao inserirmos os mais vulneráveis no orçamento público, damos passos importantes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.” Também participaram da audiência pública, o pré-candidato ao governo de Goiás Wolmir Amado (PT) e as pré-candidatas ao Senado Denise Carvalho (PC do B) e Manu Jacob (Psol). Eduardo Suplicy aproveitou a visita a Goiânia para lançar o seu mais recente livro “Um novo jeito de fazer política”, escrito em parceria com Mônica Dallari.

Com informações da assessoria de comunicação do vereador

Deixe um comentário