Com atenção especial ao Meio Ambiente, Vanuza Valadares mantém compromisso de melhorar a qualidade de vida dos porangatuenses. Projeto de revitalização da Lagoa Grande é apontado como prioridade
A ex-deputada estadual Vanuza Valadares (Podemos) assumiu a prefeitura de Porangatu, que fica a 410 km de Goiânia, com o compromisso de investir na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida dos moradores da cidade. A gestora reforçou a promessa feita durante a campanha de revitalizar a lagoa do município, considerado principal cartão postal. Duas semanas antes de sua posse, técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram no local e realizaram uma vistoria para apontar a real situação da qualidade da água e do solo da região.
Segundo Valadares, os peritos federais fizeram uma visita técnica na Lagoa Grande com objetivo obter informações substanciais que culmine na execução de um projeto mais ampliado de revitalização e despoluição represa. “Essa foi uma das bandeiras que defendi durante minha campanha. Importante ressaltar que um espaço próprio, organizado e sustentável constituído dentro das normas ambientais é sinônimo de qualidade de vida e geração de emprego e renda”, explica.
Na avaliação prévia, ficou constatado que tanto a rede de esgoto quanto a aplicação de um projeto de engenharia qualificado nas galerias pluviais são iniciativas que precisam compor o plano de ação emergencial. O projeto inclui obras de arquitetura e urbanismo como também a descontaminação da água represada.
Valadares acredita que existe a necessidade de uma ação conjunta que objetive soluções de conflitos por meio de parcerias dos governos municipal, estadual e federal. “Não dá pra trabalhar sozinho ou se separando por questões partidárias, sendo que os interesses são similares e precisam do esforço de todos para se chegar ao principal objetivo que é oferecer qualidade de vida e dignidade ao povo que nos elegeu”, acredita.
Implantação do aterro sanitário
Durante a visita dos técnicos do ministério do meio ambiente a uma área de descarte de resíduos, Vanuza Valadares declarou que a implantação do aterro sanitário municipal está em fase de execução. Na opinião dela, a visita prévia dos técnicos foi importante e objetiva subsidiar a gestão municipal e fortalecer a implantação de política de desenvolvimento sustentável. A cidade faz parte de um consórcio intermunicipal para gestão, controle e destinação dos resíduos sólidos em parceria com cidades vizinhas. “Trata-se de cuidar do cidadão de Porangatu e do meio ambiente, proporcionando saúde pública de qualidade”, disse.
A ONG ambiental Guerreiros da Natureza avalia a atitude da prefeita de regularização do aterro e despoluição da represa como positiva e ousada por fazer parte das ações prioritárias de seu governo. O ambientalista Silvio Soũls, que é presidente da entidade, afirma que no estado de Goiás quase 230 cidades com lixões a céu aberto ou aterros que funcionam sem licença. Na opinião dele, alguns gestores não se preocupam em cumprir a política de Resíduos Sólidos criada em 2010. “Muitos prefeitos do interior têm se preocupado apenas com o desenvolvimento econômico e com isso causado inúmeros problemas ambientais, em muitos casos, danos irreversíveis ao Bioma Cerrado”, alerta.
Na rota do desenvolvimento ecológico
Porangatu é considerado o principal município do Norte de Goiás. É contemplado por dois dos principais eixos viários e ferroviários de transportes, a BR-153 e a ferrovia norte sul, por onde escoa grande parte da produção agrícola e industrial brasileira. Com a declaração recente do governo federal que vai duplicar a rodovia, Valadares acredita que a ação vai beneficiar ainda mais a região com geração de emprego.
A prefeita de Porangatu também já foi presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), em Goiânia. Sua passagem pelo centro de distribuição de produtos hortifrutigranjeiros foi bem avaliada pela equipe técnica do governador Ronaldo Caiado, considerando a eficiência e preocupação ambiental. Ainda quando Deputada Estadual, Valadares se destacou em projetos e ações que objetivavam a proteção da biodiversidade. Por meio da ONG Guerreiros da Natureza, a prefeita incentivou a criação da Área de Preservação Ambiental (APA) do Vale do Encantado, localizado no município de Baliza (350 km de Goiânia), região do Rio Araguaia.
A ONG ambiental garantiu que vai dar suporte técnico para que a prefeita fomente o turismo de aventura na cidade para atrair visitantes ligados ao meio ambiente e à história do estado. Segundo Soũls, a região tem potencial para descida de caiaque, escalada e rapel. “Vamos fazer uma visita à Região Serra da Mesa e também ao município Porangatu e mapear os principais pontos que envolvam turismo ecológico e de aventura”, disse.
Soũls explica que os Guerreiros da Natureza, além de proteger o Bioma Cerrado, promovem diversas ações que objetivam ajudar municípios do interior com crescente potencial turístico e de aventura ecológica. A ONG mantém trabalhos de elaboração de roteiros e expedições em locais poucos explorados. “Porangatu respira múltiplas culturas, os moradores ainda guardam muitas estórias e boas conversas sobre as lendas e causos da região. É importante que preservemos o meio ambiente e a história das cidades interioranas”, conta.