Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePolítica

Cristiane Schmidt é homenageada com Título de Cidadã Goiana

(Foto: Ruber Couto)

Secretária destacou que os percalços não impediram que o Governo alcançasse resultados positivos no âmbito fiscal

 

A secretária de Estado da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, natural do Rio de Janeiro, recebeu na noite desta quarta-feira (01), Título de Cidadania Goiana pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A cerimônia teve lugar no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano. Ao ocupar a tribuna, após o recebimento da homenagem, Cristiane Schmidt cumprimentou a mesa e agradeceu, na pessoa do deputado Julio Pina (PRTB), parlamentar que concedeu a homenagem, pelo recebimento do Título.

“Apesar de ser obstinada, eu não sabia, em janeiro de 2019, o tamanho do desafio que tinha pela frente e o recebimento desta homenagem é o reconhecimento de todo sucesso que obtivemos de lá para cá”. A secretária destacou que os percalços não impediram que o Governo alcançasse resultados positivos no âmbito fiscal.

“Nossa agenda é única, é lutar pelas boas causas para que os 246 municípios goianos possam progredir. É o amor por Goiás que nos move e que me trouxe aqui hoje à noite”, declarou a nova cidadã goiana. E continuou: “Quero agradecer a todos os deputados da Casa, em especial os parlamentares da base, porque, se Goiás está alcançando todos os resultados positivos de hoje, é porque vocês proporcionaram essa governabilidade. Nossa forma de agir certamente marcou a gestão do governador Caiado e quero reconhecer o trabalho de cada um da nossa equipe”. 

Comovida, Schmidt agradeceu, ainda, aos seus familiares que estavam presentes na cerimônia, responsáveis, segundo ela, por dar base ao seu sucesso como profissional e como pessoa. “Além disso, economista liberal que sou, quero reforçar a minha admiração pelos empresários de Goiás, que também foram fundamentais. Sei que nossa relação não começou de maneira fácil, mas construímos, juntos, o futuro do povo goiano. Eu estou do lado de vocês, nós estamos todos juntos. Sou muito grata a todos que participaram e participam da nossa trajetória”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, Schmidt fez um agradecimento especial ao governador Ronaldo Caiado pela confiança, atestada quando a convidou para ocupar o cargo de secretária e reiterada com o decorrer dos anos. “Sou muito orgulhosa de fazer parte do seu time, seguirei até o final do mandato lutando para devolver Goiás aos goianos, conforme compromisso que o senhor assumiu e que me comprometi também com ele em 2018. Para colocar o Estado em ordem, precisamos dizer muitos ‘nãos’ e fazer escolhas difíceis, mas o senhor sempre acreditou em minha capacidade. Não foi fácil, mas conseguimos construir uma base sólida e deixaremos um legado”, finalizou.

Governador

O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, classificou, ao discursar, o momento importante por dois motivos. “Primeiro, pelo reconhecimento do trabalho de uma pessoa com objetivos claros e extremamente dedicada. Segundo, pela oportunidade de voltar ao Legislativo, lugar que sou apaixonado”. 

O gestor considerou “uma honra” poder receber, no estado, a família da secretária e falou sobre os motivos que o levaram a escolher a economista para a pasta. “Tive a oportunidade de ver essa mulher no Senado, defendendo as teses que ela acreditava, enfrentando senadores preparados com argumentos consistentes. Sem dúvida isso não deixou de me impressionar”. 

Ele lembrou que quando chegou ao governo entendeu a necessidade de selecionar pessoas não pela proximidade, mas pela competência. “Era um momento de desafio e não uma festa para atender meus amigos. Precisávamos responder a mais de 7 milhões de goianos. Quando vi a radiografia do Estado, entendi que não teria condições de governar sem pessoas com capacidade de enfrentamento. Além disso, a Cristiane ainda tem o dom de montar equipe, o dom da liderança e da humildade”, finalizou o governador.

Julio Pina

O propositor do título, deputado Julio Pina, também aproveitou o momento para tecer elogios à titular. Ao usar a tribuna, o parlamentar destacou que Goiás avançou muito nos últimos anos. “O nosso governador escolheu a pessoa certa em um momento muito difícil. Me lembro dos desafios que o governador disse que teríamos pela frente. Goiás reconhece hoje a competência e seriedade com que você conduziu esse Estado sob a direção do Ronaldo Caiado”, destacou.

Colaboradores

Também usaram a palavra para discorrer sobre a trajetória da homenageada os secretários adjuntos, Gizele Barreto e Francisco Sérvulo. Emocionada com a homenagem à colega de trabalho e amiga pessoal, Barreto considerou que a pessoa por trás da secretária transborda além das qualidades técnicas. “Ela tem muito mais do que todas as qualidades que já conhecemos. Somos amigas de infância e tive a oportunidade de conhecê-la profissionalmente em 2019. Foi aí que minha admiração só aumentou pois são inúmeros os valores. Dentre eles, a ética, honestidade, transparência, senso de justiça e preocupação com o próximo”. 

Já Sérvulo ressaltou a importância da atuação de Cristiane no bom funcionamento da pasta. “As histórias contadas nem sempre fazem jus aos atores responsáveis, mas, nesse caso, ela está recebendo sim a devida valorização. A Cristiane teve papel fundamental para colocar em funcionamento os projetos da Secretaria de Economia e sou grato por poder trabalhar com ela”, declarou.

Além da homenageada, compuseram a mesa, na noite desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSD); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Castro Neto; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Tejota; e o primeiro subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes.

Proposição

O tributo foi aprovado em segundo turno em junho de 2021 e sancionado pela Governadoria do Estado no mês seguinte. De acordo com o parlamentar propositor, Julio Pina, a homenagem se dá em razão dos relevantes serviços prestados pela secretária, que é natural do Rio de Janeiro, ao estado de Goiás.

Nascida em 2 de janeiro de 1971, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt é, conforme a propositura, mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ), com pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA). Além disso, é parecerista da Revista de Direito Administrativo (ROA), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulados Questões Anpec e do livro Macroeconomia para Executivos, além de vários capítulos em outros livros.

A titular da Secretaria de Estado da Economia foi, também, professora de micro e macroeconomia para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School. Na justificativa de Julio Pina ele ainda destacou que “a homenageada é ainda consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico”, salienta o texto.

Deixe um comentário