Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CidadesDestaqueGeral

Consolidada como capital mais arborizada do Brasil, Goiânia recebe, em 15 meses, plantio de quase 1 milhão de mudas de árvores

Foto: Francis Maia
Em 15 meses, Goiânia recebeu plantio de quase 1 milhão de mudas de árvores: prefeitura investe na qualidade de vida dos moradores de Goiânia com a implantação de espaços públicos bem arborizados

Viveiros da Comurg têm capacidade de produção de até 80 mil mudas de plantas ornamentais, 20 mil árvores e 8 mil arbustos, utilizados no ajardinamento de avenidas, parques e nas 1,3 mil praças municipais. “Investimos em arborização porque nos preocupamos com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos goianienses”, afirma prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), plantou quase um milhão de mudas de árvores em 15 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz. Grande parte das mudas é oriunda dos quatro viveiros da Comurg, que têm capacidade de produção de até 80 mil mudas de plantas ornamentais, 20 mil árvores e 8 mil arbustos, utilizados no ajardinamento de avenidas, parques e nas 1,3 mil praças municipais da capital.

“Goiânia se mantém em primeiro lugar entre as cidades acima de um milhão de habitantes no Brasil com maior quantitativo de árvores, sendo que alguns ambientalistas a consideram como a segunda mais arborizada do mundo”,ressalta o prefeito Rogério Cruz. “Investimos em arborização porque nos preocupamos com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos goianienses”,completa.

Foto: Francis Maia

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta que, além do plantio planejado de um milhão de árvores, em 15 meses também já foram produzidas mais de 630 mil mudas, incluindo espécies de médio porte, ornamentais e nobres, forração e frutíferas.

Beleza na Capital

A arborização promovida pela Prefeitura exerce papel importante na qualidade de vida da cidade. As palmeiras imperiais trazem adornos diferenciados às ilhas, cercadas por prédios urbanos e veículos, enquanto os pés de sete-copas formam grandes sombreiras.

Outras espécies comuns vistas pela cidade são as mangubas, pata-de-vacas, sibipirunas e guarirobas. Em alguns bairros, é possível perceber muitas árvores da espécie oitis. “As mudas dão cor e vida aos canteiros das avenidas, praças, parques e outros ambientes públicos da cidade”, ressalta Alisson Borges.

Foto: Francis Maia

A Comurg conta com mudas prontas para o plantio, dentre elas, espécies sálvia, zínia, pentas, verbena, camomila, cravo, cravinhos, mini girassol, margarida, dália, pata-de-vaca, oitis, quaresmeiras, murta, chuva de ouro, caraíba, acácia, pau-ferro, pau-brasil, sibipiruna e angico.

Outra ação importante da Prefeitura é o plantio de gramíneas, espécies responsáveis por manter a cidade com temperatura mais amena. Entre janeiro de 2021 e março de 2022, a Comurg plantou mais de 70 mil metros quadrados de gramas, em praças, canteiros e rotatórias.

Foto: Francis Maia

 

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) 
Prefeitura de Goiânia

Comurg

prefeitura de goiânia

Cidadão

Deixe um comentário