Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Conselho das Cidades de Trindade empossa novos membros

Foto: Divulgação

ConCidades toma posse com desafios sobre Plano Diretor, desenvolvimento na década, avanço de ocupações irregulares em chácaras e áreas de preservação

 

 Dezesseis membros assumiram o Conselho das Cidades de Trindade que terá como presidente o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Badur. Ele sugeriu três câmaras técnicas que já foram aprovadas na primeira reunião. Também preparou os membros para o acompanhamento do Plano Diretor que está sendo reescrito e que terá audiências públicas, “provavelmente já em maio”, prevê ele.

Tomaram posse nesta quinta-feira (06/01) os novos membros do Conselho das Cidades (ConCidades) do Município de Trindade. São 16 membros, metade titular, e os demais suplentes. Na primeira reunião eles aprovaram a criação de três câmaras técnicas e agora se preparam para acompanhar a atualização do Plano Diretor, que pode ter suas primeiras audiências já em maio.

Nacionalmente, esses conselhos são órgãos colegiados que reúnem representantes do poder público e da sociedade civil, e que formulam, estudam e propõem diretrizes para o desenvolvimento urbano e metropolitano.

Secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur foi nomeado presidente do Conselho de Gestão do ConCidades. A suplente dele será a secretária de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Tayná Barbosa.

Ao presidir a primeira reunião Badur propõs, e os conselheiros aprovaram, a criação de três câmaras técnicas. Uma câmara vai analisar e definir conflitos de legislações sobre a abertura de condomínios de chácaras.

Outra câmara técnica irá estudar formas de regularização jurídica da cessão de áreas públicas para instituições religiosas filantrópicas. Uma terceira vai abordar a problemática ocupação de áreas de preservação ambiental.

O presidente do ConCidades alertou os integrantes sobre o grande volume de trabalho e responsabilidades sobre o grupo que terá pela frente a modernização do Plano Diretor. “O Plano Diretor está sendo reescrito para guiar o desenvolvimento de Trindade nos próximos dez anos, quando estimamos uma população de 170 a 200 mil habitantes”, destacou ele.

Roberto Badur também estimou quais os principais desafios para Trindade nos próximos anos, além do rápido crescimento demográfico. E listou a mobilidade urbana e a implantação de novas tecnologias, como a internet 5G. “Isso, por exemplo, vai quintuplicar as áreas com antenas e exigir um redimensionamento grande do controle de fluxo”, citou.

A secretária Tayná está otimista com as definições que o grupo terá pela frente. “As câmaras técnicas, por exemplo, terão papel importante para melhorar a interpretação legal sobre a regularização de imóveis, incluindo o ponto de vista da população”, salienta.

Representante da Câmara Municipal, como suplente do presidente Wesley Cabeção, o vereador Maurinho de Paula também estava animado com a posse dos novos membros do ConCidades. “Esperamos frutos melhores pela frente”, declarou.

Membro do ConCidades representando o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese), Fernando Pinho da Costa foi enfático em dizer que a retomada das atividades “mostra o amadurecimento da cidade, que está passando por grande transformação”.

Já o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas, Milton Silveira Bueno, chamou de “engrandecedor para o desenvolvimento de Trindade”, as tarefas que o ConCidades terá. “Isso vai gerar um futuro promissor para nossas famílias, uma cidade mais preparada”, finalizou.

Também fazem parte do ConCidades como membros titulares, o secretário municipal da Casa Civil, Planejamento e Gestão, Linicker D´Orázio, o representante da Organização Maçônica Vitalino Clemente Peixoto, senhor Edis Divino Cotrim, e a representante da Associação Quilombola Vó Rita, Ariany de Oliveira Leite, como representante da associações comunitárias dentro do ConCidades.

 

 

Agência Municipal de Comunicação de Trindade

Deixe um comentário