Aparecida de GoiâniaDestaque

Centro Pop de Aparecida de Goiânia oferece assistência para pessoas em situação de rua

Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop ) está oferecendo atendimento assistencial para cerca de 30 pessoas. Elas são atendidas diariamente e de forma voluntária no Centro Pop, que conta com recepção, refeitório, banheiros com chuveiro e lavanderia. No espaço os acolhidos tomam banho, lavam suas roupas e recebem três refeições, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Além de oferecer atendimento assistencial, terapêutico e emissão de documentos, o centro POP desenvolve um projeto de incentivo ao trabalho para que elas não fiquem tão ociosas. De forma voluntária, os acolhidos cultivam uma  horta orgânica – sem uso de defensivos agrícolas – tem couve, cebolinha, tomate, abobrinha, mandioca, milho, além de maracujá, banana e cana-de-açucar. Toda produção e verduras e legumes serve para complemento na própria alimentação dos acolhidos.

“A horta é mais um meio de ressocialização para as pessoas que vivem em situação de rua em nossa cidade. Assim eles cultivam e se alimentam do seu próprio trabalho. Esta ação faz parte do nosso trabalho diário aqui no Centro Pop, que é ajudar a todos a sair do submundo dos vícios e da situação em que elas vivem”, afirmou o coordenador do Centro Pop, Vinícius Cachoeira.

Cerca de mil pessoas estão cadastradas na unidade, conforme explica o coordenador: “Nossa equipe é completa, com assistentes sociais, terapeutas e psicólogos. Aqui eles recebem atenção nos serviços de assistência social e terapêutica, emissão de documentos, espaço para higiene pessoal, educação social e também recebem alimentação”, completou Vinícius.

O Centro Pop, em Aparecida de Goiânia, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais. O serviço é ofertado para famílias e pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. O atendimento é realizado por demanda espontânea (o próprio interessado procura a unidade), ou encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Centro de Referência em Assistência Social (Creas), de políticas públicas setoriais e órgãos ligados a garantia dos Direitos Humanos.

Foto: Claudivino Antunes

“A Secretaria de Assistência Social atua diariamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas de Aparecida de Goiânia e com os moradores em situação de rua não é diferente. Temos atuado firme para que todos seja reinseridos na sociedade, que tenham mais dignidade. E a horta, junto com outros trabalhos da nossa equipe, são importantes neste processo”, comentou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

Mais informações pelo telefone: 3545 9915

Por Redação do Click News

 

Mariana
the authorMariana

Deixe uma resposta