DestaqueEleições 2020

Cavalcante elege primeiro prefeito quilombola da cidade

Foto: Arquivo pessoal

Candidato eleito se tornou conhecido após atuar pela demarcação do território Kalunga. Ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg (PSB) apoiou candidatura do colega de partido

 

O resultado das eleições de 2020 trouxe mudança para o município de Cavalcante, interior de Goiás. O município elegeu o primeiro prefeito quilombola, Vilmar Kalunga (PSB) com recebeu 35,68% dos votos (1.959). Vilmar Souza Costa será o primeiro prefeito quilombola da filiado ao PSB.

O socialista nasceu no Vão do Moleque, localizado no Quilombo Kalunga, foi presidente da associação que representa os moradores do território e se tornou conhecido após atuar pela demarcação de terras na região. Além disso, ele é formado em educação no campo e tem pós-graduação em ciências da natureza e matemática.

Durante a campanha, o prefeito eleito recebeu o apoio do ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB). “Conte comigo, no Congresso Nacional, para buscar emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida no município de Cavalcante”, disse o socialista em vídeo publicado nas redes sociais.

Os Kalunga são maior comunidade de remanescentes de quilombolas do Brasil – descendentes de escravos que fugiram e formaram comunidades. No Estado de Goiás, ficam nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.

Paradão (PTB) ficou em segundo lugar com 27,52% dos votos válidos em Cavalcante. Uma vereadora apoiadora de Vilmar também foi eleita, Eriene Kalunga conseguiu 3,35% dos votos e em 2021 ocupará uma cadeira na câmara.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município totalizou 5.768 votos, sendo 5.560 válidos, 33 brancos, 17 nulos e 995 abstenções.

Deixe um comentário