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Carboidrato é ou não é o grande vilão de dietas para emagrecer? Confira

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Deixar de consumir carboidratos é essencial para quem quer emagrecer. Essa é a fala mais recorrente que ouvimos por aí. Mas quem disse que para emagrecer é preciso deixar de consumir carboidratos? Conseguir equilibrar o consumo de proteínas, gorduras e carbos na dieta, bem como escolher as opções mais saudáveis de cada grupo alimentar é o grande segredo para conseguir emagrecer, manter o peso ideal e ser mais saudável.

E para que o carboidrato deixe de vez de ser o grande vilão, a nutricionista Stefanie Mendez  destacou ao El Confidencial, não só são saudáveis, como ajudam a emagrecer:

1. Arroz integral – Contém vitamina A e B e pouquíssima gordura. É rico em magnésio, que dá energia e ajuda a prevenir lesões; em fibra, que aumenta a saciedade e melhora o trânsito intestinal. Além disso, não contém glúten e pode ajudar a prevenir a diabetes tipo 2;

2. Oleaginosas –  São calóricos, mas são o lanche perfeito porque contêm proteína, fibra e gordura saudáveis. Um punhado por dia é a medida ideal, mas se não conseguir resistir, é melhor limitar seu consumo;

3. Pão de centeio –  Este cereal é muito popular porque contém proteínas e vitaminas A e B, responsáveis pela transformação de nutrientes em energia. Ainda contém minerais, como sódio e potássio, que também dão energia ao corpo;

4. Abacate –  Enquanto a maioria das frutas é rica em carboidratos, o abacate destaca-se pelo seu alto teor de gorduras saudáveis, do mesmo tipo da do azeite. É uma das frutas mais calóricas, mas também das mais saciantes, e por isso pode entrar na dieta de quem quer emagrecer;

5. Quinoa – Possui um alto teor de proteína, ácidos graxos ômega 6 e 3 e minerais, como potássio, magnésio, cálcio, fósforo e zinco. Além disso contêm vitaminas B e E que para além de darem energia ao corpo têm um efeito antioxidante;

6. Frutas –  Ainda que as frutas contenham açúcares naturais, são essenciais na dieta, pois têm uma relação de calorias-saciedade perfeita. Vários estudos comprovam que as pessoas que fazem uma dieta rica em frutas e vegetais, não só são mais saudáveis, como mais magras;

7. Aveia – Este cereal é muito conhecido pelo seu potencial saciante, graças à fibra e à proteína contidas. Além disso, contém vitaminas e minerais, bem como ácidos graxos e ômega 3. É, tal como a quinoa, o centeio e o arroz integral, um carbo de absorção lenta, o que promove a saciedade e o proteger de picos de açúcar no sangue.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
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