Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePolítica

Câmara Municipal de Goiânia aprova 14 de março como ‘Dia Marielle Franco’

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, hoje, quarta-feira,  o projeto de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), instituindo 14 de março como o ‘Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero’.

O dia escolhido é uma referência à data em que a parlamentar do Rio de Janeiro foi morta a tiros na região central da cidade, em 2018. O caso ainda é investigado pela polícia. A proposta inclui a realização e o incentivo, por parte do poder público, de ações, palestras e seminários em escolas e outros espaços públicos sobre Marielle Franco e a importância da luta contra a violência política

A autora do projeto ressalta que “Todas as pessoas deveriam ter direito de se expressar politicamente, de manifestar suas ideias e de lutar por seus direitos, independente de gênero. Ainda assim, mulheres são minoria nos partidos políticos e nas cadeiras dos parlamentos, recebem menos financiamento de campanha e, quando conseguem chegar a ocupar espaços de poder, são constantemente atacadas na vida e no exercício da atuação política. É para corrigir essa distorção na democracia que lutamos”.

De acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a violência política é caracterizada como ação, conduta ou omissão realizada de forma direta ou por meio de terceiros, podendo se concretizar através de agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais, virtuais, institucionais, entre outras, sendo cometidas contra mulheres filiadas a partidos políticos, ativistas de causas sociais, candidatas eleitas, nomeadas ou na atividade da função pública.

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário