Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePolítica

Câmara de Goiânia recebe jovens vereadores eleitos pelo Programa Politizar

(Foto: Divulgação)

Objetivo do projeto é despertar o interesse dos estudantes pela política, especialmente a municipal

 

Nesta quinta (9/6) e sexta-feira (10/6) a Câmara Municipal de Goiânia recebe os 35 jovens vereadores que foram eleitos através do Programa Politizar realizado nas escolas municipais da capital. O objetivo do projeto é despertar o interesse dos estudantes pela política, especialmente a municipal. O programa é uma parceria do Legislativo goiano e da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Os vereadores foram eleitos pelos próprios estudantes, entre 375 inscritos em dez escolas de diversas regiões de Goiânia, e participarão, entre outras atividades, de uma simulação de votações de projetos no Plenário da Câmara. O programa retorna em sua segunda edição após uma lacuna de dois anos provocada pela pandemia de covid-19. “O objetivo é voltar a engajar os jovens na política para que eles saibam seus direitos e seus deveres enquanto cidadãos”, comenta a coordenadora geral do Programa de Extensão Politizar, Laís Forti Thomaz. “É fazendo educação para a cidadania que a gente vai conseguir um país melhor e com as pessoas mais conscientes de seus papéis enquanto cidadãs”, avalia.

Durante esta primeira fase, os estudantes selecionados conhecerão os espaços de trabalho da Câmara, assistirão a palestras e passarão por treinamentos sobre o processo legislativo. Também nesta etapa serão formadas as bancadas que atuarão durante a simulação. A votação dos projetos de lei será nos dias 07 e 08 de julho.

“O Programa Politizar é uma das prioridades da nossa gestão, que se propõe a ampliar a interlocução entre o Poder Legislativo e os goianienses. A primeira edição foi um grande sucesso e, infelizmente, não pudemos dar continuidade ao Politizar em 2020 e 2021 em função da pandemia de covid 19. A edição deste ano vem para resgatar esse compromisso da atual Mesa Diretora com a comunidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota). “O Politizar, idealizado e implantado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, está entre as iniciativas mais bonitas e importantes da cooperação entre o Legislativo e a Universidade. Uma parceria que veio para ficar e contribuir de forma decisiva para a inclusão dos jovens na política”, conclui Policarpo.

Programação

A abertura da segunda edição do Politizar será às 9h30 desta quinta-feira, no auditório Carlos Eurico, com a entrega de material de apoio e uma revista em quadrinhos aos estudantes elaborada como resultado da primeira edição do programa. Eles ainda participarão de palestras com o professor Gabriel Moreira, que irá abordar o tema O Poder Legislativo Municipal e o Papel do(a) vereador(a).

À tarde, o procurador Lucas Velasco fala sobre Como Elaborar um Projeto de Lei. Na sequência, às 15h20, a diretora Legislativa da Câmara, Gabriela Machado, ministra a palestra O Processo Legislativo.

Na sexta-feira, as atividades se iniciam às 8h30, com a palestra Meio Ambiente e a Virada Ambiental, conduzida pelo professor Emiliano Lobo. O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, fala sobre Políticas Públicas e Saúde. A manhã se encerra com a oficina Politizar Game, com o desenvolvedor da ferramenta, Bruno Araújo, e a publicitária da UFG Juliana Queiroz.

As atividades serão retomadas às 13h, com a palestra Direitos da Criança e Adolescente, com a professora Amone Inácia Alves. Sistema Partidário e Formação das Bancadas será o tema da palestra seguinte, com o professor Robinson de Sá Almeida, da Faculdade de Ciências Sociais. O segundo dia de atividades se encerra com uma visita ao Plenário e às demais dependências da Câmara.

Deixe um comentário