Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGoiás

Caiado confirma reabertura do comércio nos próximos dias

Foto: Divulgação

Ronaldo Caiado afirmou que deve manter o compromisso de autorizar a reabertura do comércio não essencial em Goiás a partir de quarta-feira (31), após os 14 dias de fechamento determinados em decreto estadual, mesmo com as altas taxas de ocupação dos hospitais no estado.

A Prefeitura de Goiânia está elaborando um novo decreto para regular o funcionamento de atividades não essenciais na cidade diferente ao que prevê o estado. O documento ainda não foi publicado, mas a previsão da gestão municipal é de separar a capital em zonas e estabelecer um rodízio de funcionamento.

Ao ser questionado sobre essa disparidade nas instruções que acaba por confundir a população, o governador disse que não deve se posicionar sobre o que cada prefeitura decide, mas que a busca é por um objetivo comum de conter o avanço da doença.

“Se o município decide uma coisa ou outra, não pode virar um estado policialesco. [O importante] é buscar uma conscientização. [Na pandemia,] cada erro é pago com vidas”, afirmou.

Secretário de Saúde do estado, Ismael Alexandrino acredita que a procura por leitos destinados a pacientes com Covid-19 continuará alta durante o mês de abril, porque o efeito do período de atividades não essenciais suspensas leva cerca de duas semanas para ser “percebido”.

“Esse período que estamos vivendo de 14 dias mais restritivos só vai refletir após 14 dias. Nós imaginamos que a gente ainda subirá um pouquinho [a procura por leitos], mas numa velocidade um pouco mais lenta do que a atual, mas ficaremos certamente acima dos 90[% de ocupação] durante abril inteiro”, detalhou.

As avaliações dos gestores foram feitas durante coletiva após a chegada de 119.200 vacinas contra a Covid-19. Goiás recebeu mais 25,2 mil doses da AstraZeneca e 94 mil da CoronaVac.

A expectativa do governo é conseguir imunizar as pessoas de 65 anos ou mais com as doses que chegaram. Como anunciado anteriormente, as remessas estão sendo enviadas semanalmente pelo Ministério da Saúde (MS) ao estado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou que foram aplicadas 403.563 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em Goiás. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 115.283 pessoas.

Por Redação do Click New

Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário