Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CidadesGeralMeio Ambiente

Bombeiros realizam operação para combater queimadas em várias cidades de Goiás

O Corpo de Bombeiros realiza a Operação Cerrado Vivo, para combater focos de incêndios durante o período seco em Goiânia e no interior de Goiás. O último deles começou nesta terça-feira (12) no Parque Areião, na região sul da capital. A corporação ainda trabalha para combater focos em Morrinhos, na região sul, e em São Miguel do Araguaia (veja balanço abaixo).

De acordo com o comandante da força-tarefa, o tenente-coronel Ami Souza Conceição, a baixa umidade do ar, aliada aos fortes ventos e a ações imprudentes das pessoas facilitam a propagação do fogo. “A principal causa é o fator humano, entre eles está as pessoas aproveitando para fazer a limpeza de lotes baldios com fogo, os fumantes que jogam cigarro às margens de rodovias, entre vários outros elementos”, explicou ao G1.

O fogo no Parque Areião, no Setor Bela Vista, começou no início da madrugada, e as chamas chegaram a ser controladas. No entanto, por volta das 6h o fogo voltou a consumir a mata no início da manhã. Por conta do trabalho dos bombeiros, a Avenida 1ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, precisou ser parcialmente interditada.

Segundo o tenente-coronel, o maior incêndio deste ano foi no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, finalizado no domingo (10). Conforme informações da assessoria de comunicação da corporação, 44% do parque foi destruído. O fogo, além de destruir a vegetação e fauna nativa, ainda apresentou riscos para os motoristas que passavam pela BR-060.

Parque Ecológico de Goiânia teve 44% da área queimada (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Parque Ecológico de Goiânia teve 44% da área queimada (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

“Além do descuido de motoristas que jogam cigarro e de produtores rurais que colocam fogo em pastagens e acabam perdendo o controle, nós percebemos a ação criminosa de caçadores, que colocam fogo propositalmente, para que os animais saiam das matas e eles possam abater”, afirmou o bombeiro.

Em Morrinhos, na região sul do estado, os bombeiros combatem, há quatro dias, o fogo que está destruindo a vegetação do Parque Ecológico. A estimativa é a de que 80% do local tenha sido destruído. O suspeito de colocar fogo no local foi preso e deve responder por crime ambiental de incêndio.

A reserva indígena dos Avá Canoeiros também está sendo devastada pelo fogo. O incêndio consumiu 24 mil hectares, o que representa 60% da área. A queimada começou há quase duas semanas e é combatida por brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalham para combater o fogo e tentar identificar as causas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes também se mobilizaram, nos últimos dias, para combater incêndios maiores na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, em Caldas Novas, no Parque da Serra dos Pirineus, em Pirenópolis, Jaraguá, Uruaçu e Alto Paraíso de Goiás, na região sul do estado.

Lote pega fogo em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Lote pega fogo em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Índices de destruição

  1. Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia: 44%
  2. Parque Ecológico de Morrinhos: 80%
  3. Parque das Serra dos Pirineus, em Pirenópolis: 65 %
  4. Reserva Indígena em Minaçu: 60%
Parque Areião é alvo de incêndios em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Parque Areião é alvo de incêndios em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Murillo Velasco, G1 GO

Deixe um comentário