DestaqueGoiânia

Avaliações pedagógicas orientam trabalham da SME

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) utiliza dois instrumentos avaliativos para acompanhamento pedagógico. A nível local, os educandos realizam a prova diagnóstica, conhecida como Avalia Goiânia, e a nível nacional, a Prova Brasil. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou em 2017 e 2019, as provas em mais de 73 mil escolas do país. A Prova Brasil que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite avaliar a qualidade e a eficiência da educação.

Em 2017, os números colocaram Goiânia em crescimento acima da média para o ensino público municipal, pois superou metas projetadas pelo MEC para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Na ocasião, 82 escolas municipais alcançaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que correspondia a 72% das instituições.

Já em 2019, os resultados gerais do Ideb mostraram que as escolas da Rede Municipal de Goiânia ultrapassaram a média estabelecida, com destaque para o melhor desempenho na proficiência, isto é, a aprendizagem do aluno. Nos anos iniciais, houve incremento de seis pontos em Matemática, além da tendência de melhora em Língua Portuguesa apontada nas últimas avaliações.

O IDEB é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho de exames padronizados nacionalmente. No ano de 2021, as escolas da Capital, receberão orientações para compreender o processo de produção dos resultados e terão condições de criar propostas adequadas às demandas dos alunos.

Maria Rita de Paula, diretora pedagógica afirma que a partir da análise dos resultados desses dois indicadores foi possível propor no final do ano de 2019 importantes ações. “Uma delas é o Atendimento Escolar Ampliado, onde o educando retornaria no contra turno duas vezes por semana para receber acompanhamento pedagógico de um professor modulado para trabalhar a escrita, leitura e o raciocínio lógico matemático”, explica.

Outra ação é investir no aperfeiçoamento dos profissionais que fazem o acompanhamento técnico pedagógico. “O minicurso ‘Desvelando dados das avaliações externas’, ocorreu durante os meses de outubro a dezembro de 2020, em formato de workshops online. Segundo as avaliações sobre a formação, é possível perceber que os participantes reconhecem as possibilidades dos resultados para possíveis intervenções junto aos educandos”, relata.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, os bons resultados obtidos com o Ideb são reflexo do “processo de avaliação sistemática da Rede, o Avalia Goiânia, seguido das intervenções e acompanhamento pedagógico realizados nos últimos dois anos”.

 

 

 

Por Redação do Click News

 

Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário