Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Atriz e cantora Olivia Newton-John morre vítima de câncer de mama na Califórnia

© Getty Images

Olivia Newton-John, conhecida pelo seu papel em ‘Grease – Brilhantina’, morreu nesta segunda-feira aos 73 anos, na Califórnia. A artista travava uma luta contra o câncer de mama há três décadas. Em 2018, Olivia Newton-John revelou que teve câncer pela terceira vez, depois de ter recebido um diagnóstico de câncer de mama em 1992 e de um tumor no ombro, mais tarde, em 2013.

A notícia foi confirmada através de comunicado na sua página oficial de Facebook. “A Dame Olivia Newton-John morreu pacificamente no seu rancho na Califórnia nesta manhã, rodeada da sua família e dos seus amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família neste momento difícil”, pode ler-se.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59.700 novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres.

É preciso estar atenta: Perda de peso inexplicável, cansaço, sangramento ou hemorragias anormais, nódulos, alteração na pele, retração dos mamilos, dor na mama, mudanças no tamanho das mamas e secreções no mamilo são alguns dos sintomas da doença. Além disso, genética, obesidade, consumo de tabaco e de álcool, vida sedentária e idade são conhecidos fatores de risco.

O autoexame da mama deve ser feito mensalmente. Caso seja menstruada, deve fazer o autoexame sete dias após a menstruação. “A posição mais comum é, de pé, colocar uma mão na nuca e, com a outra mão, percorrer a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, não esquecendo o mamilo e a axila. Depois, é só repetir na outra mama”, explica a rede de saúde CUF.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário