Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePolítica

Em sessão ordinária, Câmara aprova  projeto lei que prevê direitos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), a Câmara de Goiânia aprovou, em Sessão Ordinária, o projeto de lei 36/2021, que trata da triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em unidades de saúde, creches e escolas municipais, de autoria do vereador Edgar Duarte (PMB).

Alterações nos domínios da comunicação social, da linguagem e comportamentos repetitivos, entre 12 e 24 meses, têm sido propostos como marcadores para identificação precoce do autismo. O autor ressalta que “Esses sinais clínicos já são identificados pela maioria dos pais a partir do primeiro ano de vida, porém, crianças muitas vezes só terão seu diagnóstico TEA na idade pré-escolar ou até mesmo escolar. O diagnóstico tardio dessas crianças e a consequente intervenção atrasada causam prejuízos em seu desenvolvimento global”, explica.

O parlamentar ressalta ainda que o questionário aplicado na triagem é simples, sensível e específico. “A aplicação [do questionário] não onera os cofres públicos, pois possui baixíssimo custo. Não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes, porque é aplicado junto aos pais ou cuidadores das crianças”, conclui.

 

 

Da Redação do Click News, 
Com informações da assessoria do vereador
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário