Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Covid-19DestaqueSaúde

Aparecida tem 22 casos confirmados da variante Ômicron

(Foto: Divulgação)

Dezoito dos registros estiveram presentes ou tiveram contato com participantes de evento religioso em Goiânia

 

No Brasil há 74 casos confirmados da nova variante Ômicron, da Covid-19, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Destes, 22 estão no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Dois dos 22 casos não têm vínculo epidemiológico com os demais. Por isso, o município já considera que existe transmissão comunitária da variante na cidade. Outras duas amostras do coronavírus estão em análise para saber se são da ômicron.

Ao todo, foram 14 pessoas do sexo feminino e 8 do sexo masculino infectadas com a ômicron. Elas têm idade entre 17 e 82 anos. Metade delas já se recuperou da doença. Apenas uma pessoa, um homem, de 50 anos, que já estava com o esquema vacinal completo e é diabético, precisou de hospitalização. Ele ficou em uma enfermaria por cinco dias, mas já recebeu alta médica. Dos 22 infectados, apenas três não tinham tomado a segunda dose da vacina e a Saúde de Aparecida não possui informações relativa à vacinação de uma quarta pessoa infectada com a ômicron na cidade.

Nesta segunda-feira (27), foram confirmados 18 casos pelo sequenciamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade. Os dois primeiros casos confirmados em Goiás são de moradoras de Aparecida, de 46 e 20 anos, que tiveram contato com um casal de missionários vindos de Luanda, capital da Angola, na África. Eles participaram de uma conferência em uma igreja evangélica da capital no início de dezembro.

As mulheres testaram positivo para a Covid-19 dia 8 de dezembro e o resultado do sequenciamento saiu no dia 12. Logo depois, mais dois casos foram confirmados: um homem, de 51 anos, que participou do evento religioso e teve contato com a mulher de 46, e uma outra mulher, de 47, que também esteve no encontro, mas não teve contato com nenhum deles.

Os contatos desses pacientes foram rastreados e mais 14 casos relacionados a pessoas que estiveram no evento religioso na capital foram confirmados, além dos dois que estão em investigação e os dois infectados sem vínculo com os casos anteriores (veja quadro). Desde o dia 12 até o último domingo (26), 36 amostras já foram sequenciadas em Aparecida, sendo que o resultado positivo para a ômicron esteve presente em 22.

Goiânia

Na última semana, a SMS de Goiânia havia informado que havia testado 40 pastores que estiveram no encontro religioso e que um deles havia tido o resultado positivo para a Covid-19, com amostra enviada para sequenciamento. Entretanto, de acordo com a pasta, o pastor é morador de Aparecida e, por isso, o resultado do sequenciamento foi enviado para o município vizinho da capital.

De acordo com a diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS de Aparecida, Érika Lopes, esse pastor é um dos 22 casos da ômicron na cidade. “Esperamos um aumento de casos. Entretanto, com a população vacinada, não sabemos se serão graves. Neste cenário, reforçamos a importância de se cuidar no final deste ano.”

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que não existem outros casos de infecção pela ômicron sendo investigados no estado, mas que continua fazendo sequenciamentos de amostras de exames de RT-PRC. A SMS de Goiânia diz o mesmo.

Deixe um comentário