Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Aparecida de GoiâniaDestaque

Aparecida de Goiânia, em parceria com UFG, realiza curso de aprimoramento de gestão em Unidades de Saúde

Foto: Enio Medeiros

“Essa é a responsabilidade que temos que ter como Poder Público, temos que tratar bem o nosso patrão, que é o povo de Aparecida, e essa capacitação foi justamente para isso. A parceria com a UFG é muito importante, acabamos de construir um campus da universidade e estamos sempre abertos para estabelecer parcerias que aprimorem o trabalho dos nossos servidores, propiciem um atendimento de excelência para as pessoas e contribuam para o desenvolvimento do município”,  disse prefeito Vilmar Mariano 

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza, em parceria com a a Universidade Federal de Goiás (UFG), Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de UBS, destinado ao aprimoramento dos serviços.

Coordenado pela professora titular no Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, Marta Rovery de Souza, o curso contou com a participação de 42 gerentes da rede e as atividades foram encerradas na manhã de quarta-feira (22), em evento realizado na Cidade Administrativa. Também coordenaram as atividades do curso as professoras Fernanda Valentin e Fernanda Costa Nunes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano e do secretário de Saúde Alessandro Magalhães, além de dezenas de gestores de UBS’s e de vários setores da SMS. A UFG foi representada pelo vice-reitor Jesiel Carvalho.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destacou que “a Prefeitura vem investindo na melhoria do atendimento da população aparecidense nas nossas unidades. Começamos pelas UPA’s numa parceria com o Sírio Libanês e estendemos agora nessa parceria com a UFG para as UBS’s. A expectativa é de que o atendimento prestado à população melhore em todos os níveis com acolhimento humanizado e mais agilidade e eficiência nos serviços.”

A coordenadora Marta Rovery de Souza contou que os servidores se dedicaram com afinco ao curso mesmo num período de muitas dificuldades da pandemia da covid-19. “Tivemos altos e baixos, todos são gestores de UBS’s cheios de demandas, mas demonstraram muito compromisso e sinto que eles saíram revigorados com a possibilidade de contribuir mais com a saúde da população e influenciar e motivar as equipes. Espero que continuem estudando porque conhecimento não ocupa espaço, e, quanto mais estamos sensibilizados, mais capacidade temos de melhorar a vida da população. Estamos nesse caminho, as UBS’s são as ordenadoras de todo o cuidado e é ali que temos que ter os profissionais mais sensibilizados e capacitados”.

Na opinião da gerente do Centro de Atendimento Ambulatorial da SMS, Joana Duarte, o curso “foi extremamente valioso tanto para nós, da gestão, quanto para a população. Já estamos aplicando no nosso dia-a-dia o que aprendemos e temos resultados positivos verificados nas avaliações feitas pela nossa coordenação. Estamos mais preparados para os desafios permanentes do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O gerente da UBS Parque das Nações, Hélio Cândido de Almeida Júnior, acrescentou à fala da colega: “Tivemos uma excelente experiência, o curso foi amplo e abrangeu tudo que envolve a gestão de uma UBS. Acredito que todos os gestores dos variados tipos de unidades de saúde deveriam ter esse treinamento porque aprendemos muito mais sobre gerenciamento, sistemas de informática e sobre uma melhor abordagem com os pacientes e demais servidores”.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário