Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

ArtigosDestaque

A evolução da tecnologia

Por Washington Xavier, especial para o CN

Em meio ao caos mundial, a demanda por novos tipos de serviços fomenta o desenvolvimento de tecnologias.


 

PODEMOS afirmar que o mundo onde vivíamos bem antes da pandemia do novo coronavirus – COVID19, que em poucos meses causou um impacto internacional com os números assustadores de contaminação e de morte pela doença, fizeram com que as pessoas do mundo inteiro adotassem medidas de isolamento, modificando suas rotinas diárias completamente.

Como os novos hábitos e demandas as necessidades mudaram, alguns tipos de serviços cresceram. Um grande exemplo é a entrega de produtos em nossa própria casa, que se tornou um serviço essencial para aqueles estabelecimento que não o tinham. O que antes parecia que iria demorar alguns anos para tomar uma proporção maior, logo tornou-se uma necessidade imediata. Podemos afirmar que isso acelerou a mortificação que talvez levaria anos realmente para ser implantadas. Então em pouco tempo, a tecnologia começou em uma corrida para atender a demanda da população, o que nos trouxe inovações em grandes áreas. Os avanços da tecnologia vêem se fazendo presentes dia após dia, e junto com ela a mortificação de referidas funções em nossas atividades diárias. Funções que antes eram feitas de forma complexa e manualmente, hoje se realizam com um simples toque no notebook ou celular.

O crescimento chegou para simplificar até mesmo o monitoramento dos aplicativos de viagens ou acompanhar aquele pedido na hora do almoço. Na pandemia, instituições de ensino tiveram que mudar por completo também, facilitando, com pequenos toques, a vida de seus alunos. Para alguns esse sistema de inovação foi ótimo, já para outros não foi tão bom assim; a tecnologia para alguns se tornou seu pior inimiga, pois com seu avanço surpreendente, o mundo teve que aprender a manusear as ferramentas tecnológicas. Para muitas pessoas que gostavam de dar aquela volta no shopping para comprar seus utilitários, tiveram que utilizar as famosas plataformas digitais para fazerem suas compras. Para isso acontecer cada empresário teve que investir em tecnologia não apenas para 2020 que já se foi, mas sim para o futuro também. De acordo com o site Portal Comunique-se dados do “Google Analytics mostraram tendência de alta em transações e tráfego de usuários em plataformas digitais, entre março e setembro de 2020, na comparação com a mesma época do ano anterior, de quem investiu em ações de marketing digital.”

A tecnologia transformou vidas, não apenas empresas! Antes pudemos observar que muitos nem brigavam pelo fato da internet estar lenta, agora a realidade mudou, a população precisa da internet para trabalhar em suas casas. E com isso a velocidade das modificações no universo digital cria a necessidade de que a população em si esteja sempre em atualização para acompanhar essas mudanças. A todo instante novos produtos diferenciados e sofisticados são lançados e rapidamente chegam no mercado, como telefones celulares, computador, Internet, televisão, realidade virtual, videogames. Precisamos ficar ligados em cada mortificação, fazer a tecnologia parte do nosso relacionamento diário.

O ano 2020 ficou para trás e 2021 será um ano promissor na base tecnológica, podemos falar que as grandes organizações que ignoravam este processo de evolução, com toda certeza mudaram por completo seu pensamento e as pessoas também, pesquisas já mostram que nenhuma empresa sobreviveria sem inovação. É só observar a sua volta e ver quantas delas passaram a ter um negócio em um ambiente virtual. Esse ano temos a promessa da chegada da tecnologia 5G que está prevista para o final do primeiro semestre deste ano, claro que são apenas o primeiros passos, porém mesmo assim chega para mudar ainda mais as nossas vidas, isso sem falarmos da chegada, com força maior ainda, da Democratização da Inteligência Artificial como GPT-3 e Cibersegurança.

Podemos perceber que nem sempre vamos saber de tudo sobre a área digital, porém sempre vamos viver ligados 24 horas por dia. Essa evolução não vai parar nunca, então precisamos evoluir juntos senão daqui alguns poucos anos nem uma simples fotografia vamos saber fazer devido a evolução.

Termino citando uma frase de Clarice Lispector: O tempo não existe. O que chamamos de tempo é o movimento de evolução das coisas, mas o tempo em si não existe. Ou existe imutável e nele nos transladamos.


Washington Xavier, é servidor técnico da Amma de Goiânia


Artigos e matérias assinadas, toda responsabilidade é de seus autores.

Deixe um comentário