Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueEconomia

A algumas horas do fim do prazo, mais de 500 mil ainda não declararam o IR

Prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 se encerra às 23h59 ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS//ESTADÃO CONTEÚDO - 13.4.2022

Receita afirma que recebeu 33.557.430 documentos em sua base de dados até as 11h desta terça-feira (31)

Faltando apenas 13 horas para o fim do prazo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física) 2022, 542.570 contribuintes ainda não transmitiram o documento para a base de dados da Receita Federal.

De acordo com o Fisco, 33.557.430 documentos foram recebidos até as 11h desta terça-feira (31), último dia para enviar a declaração sem multa. A expectativa é de que 34,1 milhões de documentos sejam transmitidos até as 23h59.

A Receita alerta que os contribuintes não deixem a entrega para a última hora. Quem perder o prazo de entrega fica sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74. A penalidade é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte que entregar o documento com atraso terá 30 dias para quitar a multa. Após esse prazo, o pagamento recebe os acréscimos da taxa Selic.

Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam fazer a declaração. O documento pode ser enviado via computador, pelo site da Receita Federal, por tablets ou smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Para quem deixou a entrega para o último dia, é possível preencher e entregar uma versão mais simples da declaração em menos de meia hora, só para se livrar da obrigação e não pagar a multa. Outra possibilidade é enviar o documento incompleto e retificar rapidamente para fugir da penalidade e da temida malha fina.

Fonte: R7

Deixe um comentário